MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Corrida do Cavalo Marajoara e Ciclistas é recebida com festa em Soure


A população de Soure fez festa de verdade para receber os competidores da Prova de Resistência do Cavalo Marajoara no Marajó Búfalo Fest 2012. Quase 5 mil pessoas fizeram concentração no Posto de Fomento (Monta) em mais um lindo momentos da história desta prova. A população foi em direção ao ponto de chegada por volta das 10:00hrs da manhã e viram os primeiros competidores chegarem, os ciclistas, que foram verdadeiros guerreiros, atravessaram os campos do Marajó de bike, mantendo a tradição anual de Cavalos Vs Bike. 
O sol estava forte e o clima era de festa. Vários carros e motos ficaram aglomerados na margem da rodovia a espera da chegada dos primeiros Vaqueiros.
Pelo telefone as primeiras informações chegavam e eram divulgadas pelas emissoras SOL e LIBERAL FM. Ao momento em que era anunciado pelo som posicionado na pista do Posto de Fomento.
Uma guarnição da Policia Civil juntou-se a equipe da Cruz Vermelha Municipal e do SAMU para garantir o atendimento da população e dos competidores. O sistema de atendimento funcionou por completo e todas as ocorrências foram, de imediato atendidas e solucionadas pelas equipes que estavam com uma ambulância mini UTI. 
O Cavalo Balauê com o Vaqueiro Renan, mantiveram o favoritismo chegando em 1º Lugar pela segunda vez consecutiva, igualando-se a outros 3 cavalos que conseguiram o feito. Os proprietários do animal, os irmãos Tom e Cabal, destacaram que mesmo mudando de Vaqueiro foram campeões novamente, o que prova que na corrida o cavalo tem 80% do mérito. “Não adianta um Vaqueiro ser bom, mas não ter um animal preparado” disse Tom.
Os irmãos também revelaram que o segredo do sucesso foi ensinado pelo seu Tio Cléo Cassiano, um dos maiores apaixonados por cavalo na região do Marajó e também o maior campeão com seu lendário cavalo Itajara. “Ele me ensinou o pulo do gato” afirmou Tom.
Várias equipes como Clube do Vaqueiro, Clube do Cavalo, Núcleo do Vaqueiro ajudaram para o sucesso de mais este ano do evento. Muitos acompanharam o percurso de moto para fiscalizar a prova.
O Prefeito João Luiz Melo, acompanhou todo o percurso de 2 dias no carro de apoio, e deixou bem claro na saída da prova em Cachoeira do Ararí que iria junto dando apoio a cada um dos aproximadamente 80 participantes Vaqueiros e Ciclistas.
O vaqueiro mais antigo que participou da prova de 2012, está com 56 anos. Ivaldo Gonçalves Seabra, conhecido entre os vaqueiros pelo apelido de Cutia, o competidor, mesmo com a idade avançada, mais um ano foi um dos que chegou mais tranquilos no estado de saúde bem como seu animal. Ele fez todo o percurso, chegou ao Posto de fomento entre os primeiros, desceu do seu cavalo sozinho, sem auxilio e caminhou até o posto de atendimento em saúde para uma breve avaliação.
As emoções do primeiro dia do Marajó Búfalo Fest não pararam por aí, a noite a população marajoara lotou o Parque Dr. Irval Lobato para o Show da Banda Cheiro de Mel, antiga Cheiro Verde que teve uma de suas músicas incluídas na trilha sonora da novela Avenida Brasil.

Em Breve mais fotos deste evento...
O Marajó Búfalo Fest continua, fique por dentro!