MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Possível origem da Luta Marajoara


Por Márcio Vitelli



        A Luta marajoara é uma luta brasileira conhecida no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó. Trata-se de um combate corpo-a-corpo, que ocorre na argila para reduzir o risco de lesões, onde o objetivo do combate é manter o oponente de costas no chão.

        Segundo o pedagogo Márcio Vitelli, um estudioso das tradições da região marajoara, as origens da luta marajoara ainda são desconhecidas, mas em artigo Síntese das prováveis origens da luta marajoara extraído da Wikipédia, ele aponta quatro hipóteses:

• Tribo Aruã, extinta pelas lutas e doenças trazidas pelos primeiros colonizadores a chegarem à região;

• Influência de escravos africanos;

• Inspirada na luta de búfalos;

• Surgiu com os amistosos confrontos entre os vaqueiros ao final de um dia de trabalho.

        A hipótese mais aceita seria que a inspiração vem dos búfalos. O Caboclo observou o comportamento do búfalo, percebendo que no momento em que o búfalo vê ameaçada a sua liderança em relação ao rebanho, enfrenta o seu rival colocando cabeça com cabeça, ficando os pés no chão e tentando um derrubar o outro emaranhando os chifres; o que cair é o perdedor. Isso se chama “marrada”, que com o passar dos anos evoluiu lingüisticamente para “AGARRADA”, pois inteligentemente o caboclo, por não possuir chifres, utilizou seus braços para, na tentativa de derrubar o seu adversário, imitar os animais, colocando também cabeça com cabeça e segurarem-se nas mãos para desenvolverem um combate, que via de regra, acontecia sempre nos finais de tarde à beira dos rios, antecedendo o banho ou quando o caboclo sentia-se ameaçado na liderança perante o grupo ou em relação à sua fêmea.

        A Luta Marajoara é destaque em eventos oficiais organizados pela Prefeitura de Soure como os jogos de verão durante o mês de julho; nas comemorações do aniversário do Município (dia 20 de janeiro) e nas competições esportivas tradicionais por ocasião do Marajó Búfalo Fest.

        Atualmente existem as lutas marajoaras tradicional e desportiva. A tradicional é a praticada nas fazendas da região e a desportiva nos eventos organizados pelo Governo Municipal e conta com organismos que regulamentam a prática, defendem as regras e organizam campeonatos. Até o momento a Luta Marajoara não tem graduação e também não foi estilizada.

Créditos: Assessoria de Planejamento e Gestão
(Paulo Sérgo Nascimento)
Design: João Filipe Nunes
Adptação de Texto: Marilene Malcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário