MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Econômia Solidária no Marajó

            A Economia Solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. Nessa concepção, a Economia Solidária possui como características a cooperação, a autogestão, a dimensão econômica e a solidariedade.

          Considerando essas características, a Economia Solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e etnia. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica. (Ministério do Trabalho e Emprego)

           Assim, com o objetivo de manter a economia solidária fortalecida no arquipélago do Marajó o 3º MARAJO BÚFALO FEST e a 47ª EXPOMARAJÓ, lançam a II Feira de Economia Solidaria do Arquipélago do Marajó, para fortalecer cooperativas, associações e grupos solidários.

          Neste evento contaremos com a participação de todos os municípios do arquipélago, sendo que cada município será representado por um empreendimento de Economia Solidaria.

Informações adicionais

          Você da ilha de Marajó que faz parte de cooperativas, associações ou grupos solidários que queiram participar da II Feira de Economia Solidaria do Arquipélago do Marajó entre em contato conosco.

          O encerramento das inscrições para os municípios será dia 30 de setembro de 2011.

Obs.: Precisamos saber com antecedência da produção da cooperativa.


Feira de Econômia Solidária

Créditos: Assessoria de Planejamento e Gestão
(Paulo Sérgio Nascimento)
Texto: Ministério do Trabalho
Adaptação: Marilene Malcher

Design: João Filipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário