MAIOR EVENTO DE BUBALINOCULTURA DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: FEIRAS, SHOWS, EXPOSIÇÕES, ARTESANATO, ATIVIDADES CULTURAIS E ESPORTIVAS ETC.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cavalos Marajoara e Puruca


Cavalo Marajoara

A origem destes equinos da raça Marajoara (Equus caballus) remonta a 300 anos, a partir de animais trazidos por colonizadores portugueses, por volta de 1702. Miscigenados posteriormente com as raças Árabe, Altér e outras raças lusitanas e, mediante a seleção natural do ambiente local, constituiu-se a raça Marajoara, plenamente adaptada às adversidades climáticas (forte período chuvoso e longo período de seca, anualmente) e às condições de alimentação nativa nos campos naturais, com grande resistência e força para o manejo extensivo dos rebanhos bubalinos e bovinos. Por longo tempo estes equídeos assumiram condições selvagens e rústicas, passando a ser considerada como uma raça, uma vez que sofreram processos de seleção natural, e constituem objeto de preservação.

Puruca Marajoara

O pônei Puruca originou-se de animais da raça francesa Shetland, trazidos para o Marajó na última década do século XIX. O cruzamento destes animais com os cavalos marajoaras e outras raças presentes na região, gerou, por seletivo natural, o atual Puruca, pônei com as mesmas características de rusticidade e trabalho do cavalo Marajoara.

Texto: Henrique Miranda
Adaptação: Marilene Malcher
Design: João Filipe Nunes

Paulo Sérgio Nascimento
Assessoria de Planejamento e Gestão
Prefeitura Municipal de Soure

Nenhum comentário:

Postar um comentário